TRANSLATE THIS HOMEPAGE TO YOUR LANGUAGE

A ALEGRIA TERAPÊUTICA DE JESUS


Artigo publicado na Revista Despertar Espírita, do Clube de Arte, Informativo Mensal - Rio/RJ, Ano V - nº 63 - setembro de 2008.

A ciência médica tem nos oferecido demonstrações incontentáveis da eficácia e eficiência do bom humor e da alegria no reequilíbrio físico e mental do ser humano.



O júbilo e o riso, através das conexões neuro-hormonais entre o cérebro, a constelação glandular e as células da imunidade, produzem estado de bem estar e harmonia no funcionamento da secreção hormonal, do sistema nervoso vegetativo e do sistema imune.



Experiências com os pacientes internados em hospitais de oncologia que receberam visitas dos grupos de voluntários que prestam ajudam através do humor terapêutico – por exemplo, os “doutores alegrias” e os “hospitalhaços” - evidenciaram significativos benefícios da ação do riso no processo terapêutico. Esses pacientes, especialmente as crianças, apresentaram um menor tempo de internação, melhor resposta clínica, e, sobretudo, seus familiares e os profissionais da saúde apresentaram menores índices de estresse e ansiedade. Conquanto, a alegria, o riso e o bom humor vêm sendo objetos de estudo dos pesquisadores, que já identificaram vários mensageiros químicos e humores acionados pela ação dessas emoções positivas. Por conseguinte, demonstrou-se também aumento da atividade imune e da vigilância antitumoral dos linfócitos responsáveis pelas defesas orgânicas contra infecções e tumores.



Jesus, o Amigo infatigável de toda a humanidade, é o Modelo e Guia da mais perfeita alegria de viver.



A vida havia sido muito dura e áspera com Jesus desde o nascimento, no entanto, o Mestre inesquecível apresenta como reações psicológicas as mais belas demonstrações de alegria e de bom ânimo. Seus discursos são repletos de otimismo revigorante, desvelando a mais positiva visão acerca da vida. Malgrado as perseguições acerbas e o açodar das vicissitudes, Sua postura transcende uma felicidade contagiante, pregando o regozijo do prazer de servir, e expandindo o júbilo no amor e caridade sem condições.



A Revelação Espírita, através das comunicações espirituais trazidas pela mediunidade segura e abençoada de Francisco Cândido Xavier, nos desvelou a ímpar alegria, otimismo e bom humor do Cristo de Deus. Em obras como “Paulo e Estevão, “Jesus no Lar”, “Há Dois Mil Anos” e “Boa Nova” podemos, facilmente, apreender ser o “sorriso divino” do Doce Rabi Sua marca indelével.



Desde o inicio do Seu sublime ministério, até as últimas horas de Sua vida na terra , Jesus empreende energias em ensinar a arte de pensar e viver com contentamento. Conforme a narrativa do evangelista João, na última ceia, antes de Sua execução na cruz, conquanto os amigos, familiares e discípulos estivessem imersos em profunda tristeza e melancolia, O Mestre Memorável apresentou um discurso rico de exultação e de esperança, declarando claramente o desejo de deixar Sua própria alegria por herança aos seus entes amados:



”Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa”. JESUS (João 15: 11).



Deste modo, diante das atribulações da vida, busquemos no bom humor a medicação salutar que possibilita o bem estar físico e mental, e de igual modo ofereçamos – aos irmãos necessitados do caminho – o sorriso amigo e generoso que contagia, para que a alegria de Jesus seja conosco e nossa felicidade seja plena.
Um forte abraço do amigo Fabiano Nunes



ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, organizada por John Drane


Caros amigos.

Gostaria de recomendar a excelente Enciclopédia da Bíblia, organizada por John Drane, que poderá ser encontrada nas grandes livrarias, como as Livraria Saraiva e da Travessa, por exemplo.

No entanto, vocês poderão Consultar e ler a Enciclopédia da Bíblia aqui mesmo no blog!

A imagem abaixo não é apenas uma figura, mas sim uma janela para acessar essaa Enciclopédia, que está hospedada no "Google Livros".

Bastar clicar na barra de rolagem ("setinhas") da figura abaixo, e as páginas do livro se abrirão para leitura.

Caso a janela apareça "em branco", clique em "conteúdo", no topo dessa figura, e a enciclopédia será carregada no blog novamente.





Bons estudos, fraternal abraço, Fabiano


***

Dúvidas, críticas e sugestões?

Dúvidas, críticas e sugestões?
Mande um e-mail para mim, clicando no link abaixo

Seguidores do Site (clique em "seguir" para ser informado sobre novas postagens no blog)

Visualizações do blog desde julho/2010