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O Evangelho Segundo Lucas - cap. 4 - vers. 14 (Programa dos dias 18 e 21 de setembro de 2011)


MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILEIA

JESUS INAUGURA SEU MINISTÉRIO

Lc 4:14 - Jesus voltou então para a Galileia, com a força do Espírito, e Sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha.

Tema do programa: "Algumas ferramentas que Jesus aplicara para a educação moral dos povos"

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ð      Jesus é um professor extremamente visual. Dentre os recursos pedagógicos que Jesus - com genial atilamento - aplicava, um se nos afigura de ímpar importância: a criação de imagens mentais.
Através de histórias belas e singelas, o Mestre Incomparável cunhava imagens visuais com riqueza de nuances, vivas e emocionantes, sempre bem situadas no contexto sócio-cultural dos ouvintes, para que fossem integralmente apreendidas. Desse modo, Jesus conduzia as mentes e os corações - de forma apaixonante - nas artes de pensar e de viver, enquanto, ao mesmo tempo, desvelava as Leis Naturais para todas as gerações de aprendizes, ao longo dos séculos.
O impacto dessas figuras visuais na alma dos ouvintes foi tão significativo que, mesmo mais de seis décadas depois, no período em que os Evangelhos teriam sido escritos, foram recordadas com sutilezas e precisão de informações.
Poderemos extrair dos relatos de Lucas, entre os capítulos 5 a 15, inúmeras imagens visuais que Jesus tomou do dia-a-dia da vida dos Galileus, coisas comuns que Jesus transformou em vínculos de analogia com o Reino dos Céus, para a compreensão da Vida Espiritual:
- Tradição e roupas de casamento;
- Os odres de vinho limpos e os sujos;
- O rombo nas roupas e as costura de remendos;
- O cisco nos olhos;
- As árvores e seus frutos bons e ruins;
- Os alicerces das casas;
- Crianças reclamando no mercado;
- Os diferentes tipos de solo para o plantio de sementes;
- As lamparinas e candeias nas casas;
- O arado da terra;
- Cuidados com funerais e com ortos;
- Ovos e escorpiões;
- Roubo combinado;
- A louça suja;
- Jardim de ervas;
- Túmulos não identificados;
- Pardais baratos;
- Tamanho dos celeiros;
- Bons e maus administradores;
- Corvos e lírios;
- Previsão do tempo;
- Semente de mostarda e fermento;
- Uma galinha e seus pintinhos;
- Campos e vacas;
- Utilidade do sal;
- Carneiros perdidos;
- Donas de casa e suas moedas perdidas
- E outros.
ð      Notável a inteligência de Jesus, ao escolher a Galiléia como sede de Seu ministério. Ela era perfeita para divulgar Seu Evangelho, lançando as sementes do amor e da caridade a multidões oriundas dos mais variados rincões do da Europa, e da Ásia.
Ademais, possuía um ambiente de grande beleza natural, com paisagens paradisíacas de natureza exuberante.
Era uma região sem valor para a História política, militar e econômica – ao tempo de Jesus – por isso, as lentes da historiografia estavam voltadas para Roma e para Grécia. Terra de gente humilde, sem bibliotecas, sem cultura, sem tradição, considerada inferior pelos habitantes de Judá. Realmente, tratava-se de um lugarejo, sem nenhuma visibilidade. Assim, Jesus demonstra ser possível mudar a história, independente da pequenez do lugar, ainda que sob condições desfavoráveis, em um cenário modesto, inculto, sem riquezas, e até inóspito. Em tudo na vida, Jesus não tivera facilidades, aliás, somente dificuldades, sendo as maiores que um homem poderia se defrontar. Sem isso, não seria possível apresentar um tipo de perfeição a que humanidade pudesse pretender reproduzir.
ð      Reflexões sobre as ferramentas que Jesus usou no processo educativo.
Definição de educação
EDUCAR v.t. Despertar as aptidões naturais do indivíduo e orientá-las segundo os padrões e ideais de determinada sociedade, aprimorando-lhe as faculdades intelectuais, físicas e morais. In: 2002 Enciclopédia Koogan-Houaiss Digital.
ð      Problemas que influenciam na aprendizagem:
         mente agitada, fuga dos pensamentos
         falta de concentração
         memória pouco treinada e esquecimento
         sofrimento antecipatório, tensão emocional e ansiedade
         irritabilidade
         Dificuldade de abstrair, extrapolar e raciocinar
         Pensamentos algemados aos preconceitos e idéia pré-concebidas
ð      Jesus utilizara, como genial maestria, o bucólico ambiente físico da Galiléia para equacionar os obstáculos ao aprendizado. Senão, vejamos.
Em Mateus : 13
No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar; e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia. E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
ð      Sentando com os ouvintes “em círculo”, agrupando os ouvintes em torno de si, Jesus anelava:
Educar com o olhar
Desenvolver a segurança
Promover a interação
Estimular a participação
Resolver conflitos internos
Focalizar concentração
ð      Usando no ambiente da natureza como moldura aos memoráveis discursos, Jesus lograva:
Aliviar a ansiedade
Desenvolver o prazer de aprender
Desacelerar o pensamento
Educar a sensibilidade
Melhorar a concentração
ð      O Mestre Inigualável sempre atendia aos convites para festas, bodas e banquetes, senão vejamos:
Em João 15: 11, “Tenho vos dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa”.
Em Mateus, 11:19, "Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras.“
Dessa forma, O Mestre Prodigioso conseguia:
Derrubar barreiras psicológicas
Construir relações inter-pessoais fortes de amizade
Criar intimidade
Formação de vínculos: cultivar extensa rede de amizades e estimular os relacionamentos produtivos
Vejamos a Sua assertiva, contida João 15:12
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. João 15:12
ð      Com especial sublimidade, o Cristo de Deus usava a técnica de falar ao coração:
“E todos os dias ensinava no templo; mas os principais sacerdotes, os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo; mas não achavam meio de o fazer; porque todo o povo ficava enlevado ao ouvi-lo.” LUCAS 19
ð      Genial recurso, aplicava exposição dialogada - a arte de perguntar – para libertar as algemas que escravizam a inteligência.
“Mestre, sabemos que és verdadeiro, e que ensinas segundo a verdade o caminho de Deus, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.
Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar tributo a César, ou não?” Mateus 22
Com tal mister, Jesus impetrava:
Estimula a inteligência e o raciocínio  lógico
Desenvolve a consciência crítica e a autoconciência.
Promove o debate de idéias
Educação participativa
Superar a insegurança e a timidez
ð      Outro recurso que Jesus usava com notável brilhantismo era a exposição interrogada: a arte de provocar
Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?”
Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.
Então Jesus respondeu: “Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo!”  (Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora fosse um dos Doze, mais tarde haveria de traí-lo.) JOÃO Cap 6: 67-70
Assim, O Mestre do Amor conseguia
Desenvolver o questionamento
Estimular a capacidade de interpretar
Abrir as janelas da inteligência
Romper as algemas dos paradígmas
Motivar a investigação
Formar mentes livres
ð      Nada obstante, ninguém, em qualquer época da história, usou com tanta genialidade a arte de contar estórias.
“O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca. MATEUS 18:12-14
Sem embargo, Jesus lograva com suas parábolas:
Educar pela emoção e sensibilidade
Desenvolver a imaginação e a criatividade
Humanizar o conhecimento
Estimular a sabedoria
Fixar ensinamentos na memória
Desenvolver o pensamento abstrato
ð      Resta-nos uma pergunta: Como os povos conseguiam compreender Jesus ?
Jesus falava um dialeto arâmico ;
O dialeto arâmico era dividido em “judeu-arâmico”, “samaritano” e “Galileu”. Jesus falava o dialeto arâmico “galileu”;
A língua erudita, das escrituras,  chamava-se “Língua –Hebraica” ou “neo-hebreu”;
Outras línguas faladas eram o “cananeu”, o “grupo helênico”, e o latim;
Resposta:
         Jesus foi o maior educador da humanidade: educava pelo exemplo.
Conclusão:
         Jesus NÃO é o educador por excelência. Educadores por excelência foram Pestalozzi, Piaget, Montessori, Rivail, etc.
         JESUS FOI O MAIS EXCELENTE EDUCADOR DA HISTÓRIA.

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Bons estudos, fraternal abraço, Fabiano


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