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O Espiritismo é uma religião? Programa dos dias 24 e 27 de julho de 2011


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# Allan Kardec - fundador do Espiritismo, escolhido pelo Espírito de Verdade para ser o Seu intérprete na Terceira Revelação - sempre foi categórico em asseverar que o espiritismo não é uma religião, senão vejamos:

# “À primeira questão – o Espiritismo é uma religião? – respondem os espíritas: Não; o Espiritismo não é uma religião, nem pretende ser uma religião”.

KARDEC, Allan: “Carta do Sr. Dombre a um Pregador.” A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano V, Setembro de 1862. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 3. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. p. 362.

# “Quereis, a todo custo, promover o Espiritismo à categoria de uma religião! Notai que ele jamais teve essa pretensão. [...]

[...]De tanto gritarem que é uma religião, as pessoas acabarão por crer”.

KARDEC, Allan: “Dissertações Espíritas – Os mártires do Espiritismo”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano V, abril de 1862. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 3. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. p. 175.

# "Mais bem observado depois que se vulgarizou, o Espiritismo vem derramar luz sobre grande número de questões, até hoje insolúveis ou mal compreendidas. Seu verdadeiro caráter é, pois, o de uma ciência e não de uma religião".

Kardec, Allan. O Que é o Espiritismo. Capítulo I, Terceira conversação: O Padre. Tradução Albertina Escudeiro Sêco. 3. Ed. Rio de Janeiro: CELD, 2010. p. 112.

# "Eis por que, sem ser uma religião, o Espiritismo se prende essencialmente às idéias religiosas, desenvolve-as naqueles que não as possuem, fortifica-as nos que as têm incertas".

Kardec, Allan. O Que é o Espiritismo. Capítulo I, Terceira conversação: O Padre. Tradução Albertina Escudeiro Sêco. 3. Ed. Rio de Janeiro: CELD, 2010. p. 133.

# “O Espiritismo é uma Ciência ou, melhor dizendo, uma Filosofia espiritualista, que ensina a moral. “Não é uma Religião, pois não tem dogmas, nem culto, nem sacerdotes, nem artigos de fé; é mais que uma filosofia, porque sua doutrina é estabelecida sobre a prova certa da imortalidade da alma”.

KARDEC, Allan: “O Espiritismo Segundo os Espíritas”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano IX, Fevereiro de 1866. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. p. 56-7.

# “Não é uma seita política, como não se trata de uma seita religiosa; é a constatação de um fato que não pertence mais a um partido do que a eletricidade e as estradas de ferro; é, insisto, uma doutrina moral, e a moral está em todas as religiões, em todos os partidos”.

KARDEC, Allan: “Discurso do Sr. Allan Kardec”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano IV, Outubro de 1861. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. p. 437.

# “O Espiritismo, portanto, longe de ser o antagonista da religião, é o seu auxiliar; e a prova é que conduz às idéias religiosas os que as haviam repelido. Em resumo, jamais o Espiritismo aconselhou a mudança de religião, nem o sacrifício de suas crenças; não pertence particularmente a nenhuma religião, ou, melhor dizendo, está em todas elas”

KARDEC, Allan: “Discurso do Sr. Allan Kardec”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano IV, Outubro de 1861. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. p. 438.

# Pergunta: Pode-se esperar o estabelecimento de uma religião universal? Resp. – Não; não no nosso planeta, ou, pelo menos, não antes que tenha feito progressos. Por enquanto, milhares e milhares de gerações ainda não o verão.

KARDEC, Allan: “A lei de Moisés e a lei do Cristo”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano IV, março de 1861. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. p. 144-5.

# O Espiritismo é uma opinião, uma crença; mesmo que fosse uma religião, por que não se teria a liberdade de dizer que se é espírita, como se tem a de dizer que se é católico, judeu ou protestante, partidário desta ou daquela doutrina filosófica, deste ou daquele sistema econômico?

Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo XXVIII, Preces Espíritas, item 51, Prefácio. Tradução Albertina Escudeiro Sêco. 1. Ed. Rio de Janeiro: CELD, 2008. p. 280.

# “Deixemos, pois, que os zombeteiros riam à vontade, visto ser isso que lhes apraz; fá-lo-ão à custa do espírito. Riem bastante da religião: por que não haveriam de rir do Espiritismo, que é apenas uma ciência?”

KARDEC, Allan: ”Diatribe”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano II, março de 1859. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 3. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. p. 102.

# “Intitulais vosso artigo: “Uma nova religião em Paris”. Admitindo que tal fosse, com efeito, o caráter do Espiritismo, aí haveria um primeiro erro, considerando-se que ele está longe de circunscrever-se a Paris. Conta milhões de aderentes espalhados nas cinco partes do mundo e Paris não foi o foco primitivo. Em segundo lugar, o Espiritismo é uma religião? Fácil é demonstrar o contrário”.

KARDEC, Allan: ”Refutação de um Artigo do ‘Univers’. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano II, maio de 1859. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 3. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. p. 205.

# "Quereis a todo custo que o Espiritismo seja uma seita, quando ele não aspira senão ao título de ciência moral e filosófica, respeitando todas as crenças sinceras”.

KARDEC, Allan: “A ‘Bibliografia Católica’ Contra o Espiritismo”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano IV, janeiro de 1861. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. p. 31.

# “O Espiritismo, sendo independente de qualquer forma de culto, não prescrevendo nenhum deles, não se ocupando de dogmas particulares, não é uma religião especial, pois não tem nem seus padres nem seus templos”.

Kardec, Allan. O Espiritismo em sua Expressão Mais Simples e Outros Opúsculos de Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. Rio de Janeiro: FEB, 2006. p. 36.

# “O Espiritismo vem, por sua vez, não como uma religião, mas como doutrina filosófica, trazer a sua teoria, apoiada no fato das manifestações”.

KARDEC, Allan: “Conseqüências da Doutrina da Reencarnação sobre a Propagação do Espiritismo”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano V, abril de 1862. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 3. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. p. 154.

# “Se o Espiritismo tem meios de dissipar dúvidas que a religião é incapaz de destruir, é porque oferece recursos que a religião não possui, pois, do contrário, não haveria um só incrédulo na religião católica”.

KARDEC, Allan: “Segunda Carta ao Padre Marouzeau”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano VI, setembro de 1863. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 3. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. p. 375.

# “Quem primeiro proclamou que o Espiritismo era uma religião nova, com seu culto e seus sacerdotes, senão o clero? Onde se viu, até agora, o culto e os sacerdotes do Espiritismo? Se algum dia tornar-se uma religião, é o clero que o terá provocado”.

KARDEC, Allan: “Reclamação do Abade Barricand”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano VII, julho de 1864. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. p. 270.

# “Nas reuniões espíritas, a prece predispõe ao recolhimento, à gravidade, condição indispensável, como se sabe, para as comunicações sérias. Significa dizer que devem ser transformadas em assembleias religiosas? Absolutamente. O sentimento religioso não é sinônimo de sectário de uma religião; deve-se mesmo evitar o que poderia dar às reuniões este último caráter. É com esse objetivo que temos desaprovado constantemente as preces e os símbolos litúrgicos de um culto qualquer. Não se deve esquecer que o Espiritismo tem em vista a aproximação das diversas comunhões;”

KARDEC, Allan: “Considerações Sobre a Prece no Espiritismo”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano IX, janeiro de 1866. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. p. 21.

# “O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre os seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. Estes qualificativos são de pura invenção da crítica”.

KARDEC, Allan: “Ligeira Resposta aos Detratores do Espiritismo”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano XII, setembro de 1869. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 1. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. p. 359.

#  “O Espiritismo é uma doutrina moral que fortalece os sentimentos religiosos em geral e se aplica a todas as religiões; é de todas, e não pertence a nenhuma em particular. Por isso não aconselha a ninguém que mude de religião”.

KARDEC, Allan: “Resposta dirigida aos Espíritas Lioneses por ocasião do Ano-Novo”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano V, fevereiro de 1862. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 3. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. p. 63.

# “Porque, meus Senhores, o Espiritismo não é uma religião, mas uma ciência, da qual apenas conhecemos o abecê”.

Flammarion, Camille: “O Espiritismo e a Ciência”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano XII, maio de 1869. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 1. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. p. 199.

# “A solução desta questão não toca apenas de maneira acessória o Espiritismo, que não deve preocupar-se com dogmas particulares de tal ou qual religião. Simples doutrina filosófica, não se apresenta como campeão, nem como adversário sistemático de nenhum culto, deixando a cada um a sua crença”.

KARDEC, Allan: “Caráter da Revelação Espírita”. A Revista Espírita. Jornal de Estudos Psicológicos. Ano X, setembro de 1867. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 1. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. p. 377.

# "O Espiritismo é uma religião?"
 
Por Allan Kardec

[...] "O laço estabelecido por uma religião, seja qual for o seu objetivo, é, pois, essencialmente moral, que liga os corações, que identifica os pensamentos, as aspirações, e não somente o fato de compromissos materiais, que se rompem à vontade,  ou da realização de fórmulas que falam mais aos olhos do que ao espírito. O efeito desse laço moral é o de estabelecer entre os que ele une, como conseqüência da comunhão de vistas e de sentimentos, a fraternidade e a solidariedade, a indulgência e a benevolência mútuas. É nesse sentido que também se diz: a religião da amizade, a religião da família.

Se é assim, perguntarão, então o Espiritismo é uma religião? Ora, sim, sem dúvida, senhores! No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos vangloriamos por isto, porque é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as próprias leis da Natureza.
Por que, então, temos declarado que o Espiritismo não é uma religião?
Em razão de não haver senão uma palavra para exprimir duas idéias diferentes, e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da de culto; porque desperta exclusivamente uma idéia de forma, que o Espiritismo não tem.
Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o público não veria aí mais que uma nova edição, uma variante, se se quiser, dos princípios absolutos em matéria de fé; uma casta sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de cerimônias e de privilégios; não o separaria das idéias de misticismo e dos abusos contra os quais tantas vezes a opinião se levantou.

Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção usual da palavra, não podia nem devia enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitavelmente se teria equivocado.

Eis por que simplesmente se diz: doutrina filosófica e moral.

As reuniões espíritas podem, pois, ser feitas religiosamente, isto é, com o recolhimento e o respeito que comporta a natureza grave dos assuntos de que se ocupa; pode-se mesmo, na ocasião, aí fazer preces que, em vez de serem ditas em particular, são ditas em comum, sem que, por isto, sejam tomadas por assembleias religiosas.

Não se pense que isto seja um jogo de palavras; a nuança é perfeitamente clara, e a aparente confusão não provém senão da falta de uma palavra para cada idéia.

Qual é, pois, o laço que deve existir entre os espíritas?

Eles não estão unidos entre si por nenhum contrato material, por nenhuma prática obrigatória.
Qual o sentimento no qual se deve confundir todos os pensamentos?
É um sentimento todo moral, todo espiritual, todo humanitário: o da caridade para com todos ou, em outras palavras: o amor do próximo, que compreende os vivos e os mortos, pois sabemos que os mortos sempre fazem parte da Humanidade.
A caridade é a alma do Espiritismo; ela resume todos os deveres do homem para consigo mesmo e para com os seus semelhantes, razão por que se pode dizer que não há verdadeiro espírita sem caridade.” [...]
[...] “Crer num Deus Todo-Poderoso, soberanamente justo e bom; crer na alma e em sua imortalidade; na preexistência da alma como única justificação do presente; na pluralidade das existências como meio de expiação, de reparação e de adiantamento intelectual e moral; na perfectibilidade dos seres mais imperfeitos; na felicidade crescente com a perfeição; na eqüitativa remuneração do bem e do mal, segundo o princípio: a cada um segundo as suas obras; na igualdade da justiça para todos, sem exceções, favores nem privilégios para nenhuma criatura; na duração da expiação limitada à da imperfeição; no livre-arbítrio do homem, que lhe deixa sempre a escolha entre o bem e o mal; crer na continuidade das relações entre o mundo visível e o mundo invisível; na solidariedade que religa todos os seres passados, presentes efuturos, encarnados e desencarnados; considerar a vida terrestre como transitória e uma das fases da vida do Espírito, que é eterno; aceitar corajosamente as provações, em vista de um futuro mais invejável que o presente; praticar a caridade em pensamentos, em palavras e obras na mais larga acepção do termo; esforçar-se cada dia para ser melhor que na véspera, extirpando toda imperfeição de sua alma; submeter todas as crenças ao controle do livre-exame e da razão, e nada aceitar pela fé cega; respeitar todas as crenças sinceras, por mais irracionais que nos pareçam, e não violentar a consciência de ninguém; ver, enfim, nas descobertas da Ciência, a revelação das leis da Natureza, que são as leis de Deus: eis o Credo, a religião do Espiritismo, religião que pode conciliar-se com todos os cultos, isto é, com todas as maneiras de adorar a Deus.

É o laço que deve unir todos os espíritas numa santa comunhão de pensamentos, esperando que ligue todos os homens sob a bandeira da fraternidade universal.

Com a fraternidade, filha da caridade, os homens viverão em paz e se pouparão males inumeráveis, que nascem da discórdia, por sua vez filha do orgulho, do egoísmo, da ambição, da inveja e de todas as imperfeições da Humanidade.

O Espiritismo dá aos homens tudo o que é preciso para a sua felicidade aqui na Terra, porque lhes ensina a se contentarem com o que têm.

Que os espíritas sejam, pois, os primeiros a aproveitar os benefícios que ele traz, e que inaugurem entre si o reino da harmonia, que resplandecerá nas gerações futuras.” [...]

Discurso de Allan Kardec na Sessão Anual Comemorativa do dia dos Mortos, Sociedade de Paris, 1o de novembro de 1868

Título: O Espiritismo é uma religião?

Revista Espírita: jornal de estudos psicológicos. Ano XI, dezembro de 1868. Tradução Evandro Noleto Bezerra: FEB, 2005; p. 491-5

ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, organizada por John Drane


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Bons estudos, fraternal abraço, Fabiano


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