Editor do site

TRANSLATE THIS HOMEPAGE TO YOUR LANGUAGE

O Espírito Santo (Estudo 3) - O Evangelho Segundo Lucas - cap. 4 - vers. 15 (Programa dos dias 30 de outubro e 02 de novembro de 2011)

MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILEIA

JESUS INAUGURA SEU MINISTÉRIO

Lc 4:15 - Jesus voltou então para a Galileia, com a força do Espírito, e Sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha.

Temática: O Espírito Santo (estudo 3)

OUÇA NOVAMENTE O ÁUDIO DO PROGRAMA.

CLIQUE NO "PLAY" DA FIGURA ABAIXO



E PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO NO SEU COMPUTADOR, CLIQUE  A Q U I


ð                   Sinonímias para a expressão “O ESPÍRITO SANTO”

# Referido na Bíblia com e sem artigo definido “O”.

# AT, Rûah (hebraico): sopro, vento (de Deus

NT, Pneuma (grego): Ar, vento.

Theopneustos (I Cor 2 e II Tim 3): Sopro de Deus, trazendo revelação espiritual, conhecimento espiritual para a compreensão e a sabedoria

# Outros termos empregados na Bíblia: O Espírito, Espírito de Deus, Espírito do Senhor, Consolador (grego Parakletos ou Advogado).

# Símbolos e figuras utilizados na Bíblia: Pomba, Vento, Sopro, Dedo de Deus e Fogo.

DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da bíblia. 3. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 452-456.

ð                   Contexto do Novo Testamento

# A abundancia de referências ao Espírito em conexão com a vida de Jesus contrasta com uma notável escassez de Suas próprias palavras referindo-se lhe às obras nos evangelhos sinóticos (das cinco menções subjetivas feitas por Jesus apenas uma é incontestavelmente sobre O Espírito).

DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da bíblia. 3. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 452-456.

# Contudo, do Evangelho de João (Jo14-16) proveem as explicações para essa escassez de alusões verbais de Jesus sobre O Espírito. O Santo Espírito não deveria atuar nas criaturas humanas enquanto O Cristo estivesse em pleno ministério na Terra. Ele seria necessário somente após a Sua desencarnação na cruz:

O Evangelho Segundo João, Cap. 16

A vinda do Paráclito — Não vos disse isso desde o princípio porque estava convosco. 5Agora, porém, vou para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta: 'Para onde vais?' 6Mas porque vos disse isso, a tristeza encheu vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se eu for, enviá-lo-ei a vós.

DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da bíblia. 3. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 452-456.

# Nesse háponto de convergência com as elucidações Kardecianas que nos levam ao entendimento de que Jesus era O Médium de Deus, não carecendo, pois, do auxílio de espíritos, mesmo os Superiores.

“Nas curas que fazia, ele agia como médium? Pode-se considerá-lo como um poderoso médium curador? Não, uma vez que o médium é um intermediário, um instrumento do qual se utilizam os espíritos desencarnados. Ora, o Cristo não precisava de assistência, ele é que assistia os outros. Em virtude do seu poder pessoal, ele agia por si mesmo, assim como podem fazê-lo os encarnados em certos casos e na medida das suas possibilidades. Por outro lado, que espírito ousaria insuflar-lhe os seus próprios pensamentos, e o encarregar de transmiti-los? Se recebia algum influxo estranho, só poderia ser de Deus. Segundo a definição dada por um espírito, ele era médium de Deus.” KARDEC, Allan. Os Milagres do Evangelho. A Gênese. tradução de Albertina Escudeiro Sêco. 1. ed. Rio de Janeiro: CELD, 2008. capítulo XV, item 2,  p.229.

# Nada obstante, o Espiritismo interpreta O Paráclito (O Consolador)de forma distinta de O Espírito Santo, conforme veremos nos próximos programas. 

ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, organizada por John Drane


Caros amigos.

Gostaria de recomendar a excelente Enciclopédia da Bíblia, organizada por John Drane, que poderá ser encontrada nas grandes livrarias, como as Livraria Saraiva e da Travessa, por exemplo.

No entanto, vocês poderão Consultar e ler a Enciclopédia da Bíblia aqui mesmo no blog!

A imagem abaixo não é apenas uma figura, mas sim uma janela para acessar essaa Enciclopédia, que está hospedada no "Google Livros".

Bastar clicar na barra de rolagem ("setinhas") da figura abaixo, e as páginas do livro se abrirão para leitura.

Caso a janela apareça "em branco", clique em "conteúdo", no topo dessa figura, e a enciclopédia será carregada no blog novamente.





Bons estudos, fraternal abraço, Fabiano


***

Dúvidas, críticas e sugestões?

Dúvidas, críticas e sugestões?
Mande um e-mail para mim, clicando no link abaixo

Seguidores do Site (clique em "seguir" para ser informado sobre novas postagens no blog)

Visualizações do blog desde julho/2010