TRANSLATE THIS HOMEPAGE TO YOUR LANGUAGE

O Espírito Santo (Estudo 4) - O Evangelho Segundo Lucas - cap. 4 - vers. 15 (Programa dos dias 06 de outubro e 02 de novembro de 2011)

MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILEIA

JESUS INAUGURA SEU MINISTÉRIO

Lc 4:15 - Jesus voltou então para a Galileia, com a força do Espírito, e Sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha.

Temática: O Espírito Santo (estudo  4)

OUÇA NOVAMENTE O ÁUDIO DO PROGRAMA.

CLIQUE NO "PLAY" DA FIGURA ABAIXO



E PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO NO SEU COMPUTADOR, CLIQUE  A Q U I


ð                   Entendimentos para O ESPÍRITO SANTO -Contexto do Antigo Testamento:

# O adjetivo “Santo” – de Espírito Santo - não aparece no Pentateuco Mosaico.

# Conceito predominante no Antigo Testamento. Equivale  a “ação viva de Deus no mundo”. Nesse caso, seria a “Força de Deus”, “Poder Divino”, “Vontade Divina” e “Lei de Deus”.
# Obras do Espírito no AT: criação (pairar sobre as águas, Gn1:2, criar o homem, Gn2:7,); equipar os homens para tarefas especiais; inspirar profetas; produção da vida moral; predição do Messias.
 DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da bíblia. 3. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 452-456.
 Exemplos:
I. Gênesis Mosaica Cap 1:1-2.
Primeiro relato da criação — No princípio, Deus criou o céu e a terra.Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas.
   II.        Gênesis Cap. 2:7 .
Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.
  III.        Gênesis Cap. 6:3
Iahweh disse: "Meu Espírito não se responsabilizará indefinidamente pelo homem, pois ele é carne; não viverá mais que cento e vinte anos
IV. Isaías Cap. 11:1-2
O descendente de Davi
11 Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará O Espírito de Iahweh, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Iahweh
V.           Isaías Cap. 32:15-18 
A efusão do Espírito
até que seja derramado sobre nós o Espírito do Alto. Então o deserto se transformará em vergel, e o vergel será tido como floresta. O direito habitará no deserto e a justiça morará no vergel. O fruto da justiça será a paz, e a obra da justiça consistirá na tranquilidade e na segurança para sempre. O meu povo habitará em moradas de paz, em mansões seguras e em lugares tranqüilos.
VI.         Isaías Cap. 61:1
Vocação de um profeta
O espírito do Senhor Iahweh está sobre mim, porque Iahweh me ungiu; enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os quebrantados de coração e proclamar a liberdade aos cativos, a libertação aos que estão presos,
LIVRO DO PROFETA DANIEL
VII.        Daniel, cap. 13:44-46
E o Senhor escutou a sua voz. Enquanto a levavam para Fora, a fim de ser executada, suscitou Deus o espírito santo de um jovem adolescente, chamado Daniel, o qual clamou em alta voz: "Eu sou inocente do sangue desta mulher!"
Refere-se às qualidades elevadas do jovem profeta

ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, organizada por John Drane


Caros amigos.

Gostaria de recomendar a excelente Enciclopédia da Bíblia, organizada por John Drane, que poderá ser encontrada nas grandes livrarias, como as Livraria Saraiva e da Travessa, por exemplo.

No entanto, vocês poderão Consultar e ler a Enciclopédia da Bíblia aqui mesmo no blog!

A imagem abaixo não é apenas uma figura, mas sim uma janela para acessar essaa Enciclopédia, que está hospedada no "Google Livros".

Bastar clicar na barra de rolagem ("setinhas") da figura abaixo, e as páginas do livro se abrirão para leitura.

Caso a janela apareça "em branco", clique em "conteúdo", no topo dessa figura, e a enciclopédia será carregada no blog novamente.





Bons estudos, fraternal abraço, Fabiano


***

Dúvidas, críticas e sugestões?

Dúvidas, críticas e sugestões?
Mande um e-mail para mim, clicando no link abaixo

Seguidores do Site (clique em "seguir" para ser informado sobre novas postagens no blog)

Visualizações do blog desde julho/2010