Editor do site

TRANSLATE THIS HOMEPAGE TO YOUR LANGUAGE

O Espírito Santo (Estudo 5) - O Evangelho Segundo Lucas - cap. 4 - vers. 15 (Programa dos dias 13 e 16 de novembro de 2011)

MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILEIA

JESUS INAUGURA SEU MINISTÉRIO

Lc 4:15 - Jesus voltou então para a Galileia, com a força do Espírito, e Sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha.

Temática: O Espírito Santo (estudo   5)

OUÇA NOVAMENTE O ÁUDIO DO PROGRAMA.

CLIQUE NO "PLAY" DA FIGURA ABAIXO



E PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO NO SEU COMPUTADOR, CLIQUE A Q U I
 

ð           Entendimentos para O ESPÍRITO SANTO - Contexto do Antigo Testamento: 
# O adjetivo “Santo” – de Espírito Santo - não aparece no Pentateuco Mosaico.

# Conceito predominante no Antigo Testamento. Equivale a “ação viva de Deus no mundo”. Nesse caso, seria a “Força de Deus”, “Poder Divino”, “Vontade Divina” e “Lei de Deus”.

# Obras do Espírito no AT: criação (pairar sobre as águas, Gn1:2, criar o homem, Gn2:7,); equipar os homens para tarefas especiais; inspirar profetas; produção da vida moral; predição do Messias.

DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da bíblia. 3. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 452-456.

Exemplos:

I.           Gênesis Mosaica Cap 1:1-2.

Primeiro relato da criação — No princípio, Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas.

II. Gênesis Cap. 2:7 .

Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.

III. Gênesis Cap. 6:3

Iahweh disse: "Meu Espírito não se responsabilizará indefinidamente pelo homem, pois ele é carne; não viverá mais que cento e vinte anos

IV. Isaías Cap. 11:1-2

O descendente de Davi

Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará O Espírito de Iahweh, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Iahweh

V. Isaías Cap. 32:15-18

A efusão do Espírito

até que seja derramado sobre nós o Espírito do Alto. Então o deserto se transformará em vergel, e o vergel será tido como floresta. O direito habitará no deserto e a justiça morará no vergel. O fruto da justiça será a paz, e a obra da justiça consistirá na tranquilidade e na segurança para sempre. O meu povo habitará em moradas de paz, em mansões seguras e em lugares tranquilos.

VI. Isaías Cap. 61:1

Vocação de um profeta

O espírito do Senhor Iahweh está sobre mim, porque Iahweh me ungiu; enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os quebrantados de coração e proclamar a liberdade aos cativos, a libertação aos que estão presos,

VII. Daniel, cap. 13:44-46

E o Senhor escutou a sua voz. Enquanto a levavam para Fora, a fim de ser executada, suscitou Deus o espírito santo de um jovem adolescente, chamado Daniel, o qual clamou em alta voz: "Eu sou inocente do sangue desta mulher!"

Nesse versículo do AT, refere-se às qualidades elevadas do jovem profeta.

Refere-se às qualidades elevadas do jovem profeta

ð                 Entendimentos para O ESPÍRITO SANTO – contexto Novo Testamento
 
I)           MEDIUNIDADE

# ATOS DOS APÓSTOLO – CAP. 2:37-38

Primeiras conversões — Ouvindo isto, eles sentiram o coração traspassado e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: "Irmãos, que devemos lazer?" Respondeu-lhes Pedro: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo.

Diz respeito  a mediunidade, possibilitando a comunicação e intervenção dos Bons Espíritos.

ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, organizada por John Drane


Caros amigos.

Gostaria de recomendar a excelente Enciclopédia da Bíblia, organizada por John Drane, que poderá ser encontrada nas grandes livrarias, como as Livraria Saraiva e da Travessa, por exemplo.

No entanto, vocês poderão Consultar e ler a Enciclopédia da Bíblia aqui mesmo no blog!

A imagem abaixo não é apenas uma figura, mas sim uma janela para acessar essaa Enciclopédia, que está hospedada no "Google Livros".

Bastar clicar na barra de rolagem ("setinhas") da figura abaixo, e as páginas do livro se abrirão para leitura.

Caso a janela apareça "em branco", clique em "conteúdo", no topo dessa figura, e a enciclopédia será carregada no blog novamente.





Bons estudos, fraternal abraço, Fabiano


***

Dúvidas, críticas e sugestões?

Dúvidas, críticas e sugestões?
Mande um e-mail para mim, clicando no link abaixo

Seguidores do Site (clique em "seguir" para ser informado sobre novas postagens no blog)

Visualizações do blog desde julho/2010