TRANSLATE THIS HOMEPAGE TO YOUR LANGUAGE

Obra Kardeciana O CÉU E O INFERNO - A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO





O CÉU E O INFERNO OU A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO

O PEDAGOGO, LINGUISTA E CIENTISTA FRANCÊS HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL FOI O INCANSÁVEL E FIEL APÓSTOLO DE O ESPÍRITO DE VERDADE QUE POSSIBILITOU O ADVENTO DO CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUS: A DOUTRINA ESPÍRITA.

EMINENTE DISCÍPULO DO MESTRE JOHAN PESTALOZZI, O PROFESSOR RIVAIL PUBLICOU MAIS DE 20 LIVROS, VERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, FÍSICA, QUÍMICA, FISIOLOGIA, ASTRONOMIA, LÍNGUA FRANCESA E IDIOMAS, ALÉM DE CÉLEBRES TRADUÇÕES, LIVROS ESSES QUE EM SUA MAIORIA FORAM LAUREADOS PELAS PRINCIPAIS SOCIEDADES DE CIÊNCIAS DA FRANÇA, E DA EUROPA.

O PROFESSOR RIVAIL ADOTOU O PSEUDÔNIMO ALLAN KARDEC PARA A AUTORIA DE SUAS OBRAS ESPÍRITAS, PARA QUE AS PESSOAS ANALISASSEM AS IDEIAS CONTIDAS NOS LIVROS ESPÍRITAS SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO SEU PRESTÍGIO PESSOAL, E A EXCELENTE REPUTAÇÃO DE SUAS PUBLICAÇÕES.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS É O MARCO INICIAL DA DOUTRINA ESPÍRITA. ELE É CONSTITUÍDO DE UMA INTRODUÇÃO COM PROLEGÔMENOS, OU EXPLICAÇÕES PRELIMINARES, SEGUIDAS DE QUATRO PARTES. A PARTE IV DE OLE É INTITULADA “DAS ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES”, E NELA QUE SÃO ESTUDADOS OS PROBLEMAS REFERENTES ÀS AFLIÇÕES E A FELICIDADE DA VIDA NA TERRA, E NA VIDA FUTURA. TAMBÉM DISCUTE VÁRIOS DOGMAS COMO O DAS PENAS ETERNAS, O DA RESSURREIÇÃO DA CARNE, E OS DOGMAS DO PARAÍSO, INFERNO E PURGATÓRIO.

NO ANO DE 1865, ALLAN KARDEC PUBLICA O LIVRO "O CÉU E O INFERNO OU A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO", QUE DESDOBRA A APROFUNDA A PARTE IV DE OLE.

TRATA-SE DE UMA OBRA CIENTÍFICA E FILOSÓFICA QUE ESCLARECE O HOMEM SOBRE SEU DESTINO.

DESSA DISCUSSÃO FILOSÓFICA DECORREM AS CONSEQUÊNCIAS MORAIS. A PRIMEIRA PARTE DE “O CÉU E O INFERNO – A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO” CONTÉM A ANÁLISE COMPARADA DAS DIVERSAS CRENÇAS SOBRE O CÉU E O INFERNO, OS ANJOS E OS DEMÔNIOS, AS PENAS E AS RECOMPENSAS FUTURAS. O DOGMA DOS CASTIGOS ETERNOS ALI É EXAMINADO DE UM MODO ESPECIAL, E REFUTADO POR ARGUMENTOS TIRADOS DAS PRÓPRIAS LEIS DE DEUS, DEMONSTRANDO NÃO SOMENTE O LADO ILÓGICO DOS CASTIGOS ETERNOS, MAS TAMBÉM A IMPOSSIBILIDADE MATERIAL DELES EXISTIREM.

A SEGUNDA PARTE DE “O CÉU E O INFERNO – A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO” APRESENTA INÚMEROS EXEMPLOS DOS CONCEITOS DEMONSTRADOS NA PRIMEIRA PARTE DO LIVRO, LANÇANDO NOVA LUZ SOBRE A COMPREENSÃO DA JUSTIÇA DE DEUS. ALLAN KARDEC ESCOLHE OS MAIS INSTRUTIVOS RELATOS DE CASOS, FRUTO DE SEUS MUITOS ANOS DE INVESTIGAÇÃO DE COMUNICAÇÕES DOS ESPÍRITOS.

A ESTRUTURA DO LIVRO PODE SER COMPARADA A UM VERDADEIRO PROCESSO DE JULGAMENTO, NO CASO, DO JULGAMENTO DO ESPÍRITO HUMANO POR DEUS. NA PRIMEIRA PARTE TEMOS A EXPOSIÇÃO DOS FATOS QUE MOTIVARAM O JULGAMENTO DIVINO, E A APRECIAÇÃO JUDICIOSA, SEMPRE SERENA, DOS SEUS VÁRIOS ASPECTOS DOS CASOS DE INFRAÇÃO DA LEI DE DEUS, COM AS DEVIDAS ATENUANTES E AGRAVANTES; NA SEGUNDA PARTE DO LIVRO O DEPOIMENTO DAS TESTEMUNHAS, NO CASO, DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES. E POR FIM O ENTENDIMENTO DA LEI DE CAUSA E EFEITO, AÇÃO E REAÇÃO, MAS SOB A ÓTICA ESPÍRITA, DEMONSTRANDO QUE A JUSTIÇA DE DEUS É, AO MESMO TEMPO, ENÉRGICA E MISERICORDIOSA, IMPARCIAL E MAGNÂNIMA, JUSTA E EDUCATIVA.

A IMPORTÂNCIA DE “O CÉU E O INFERNO – A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO” É MUITO MAIOR DO QUE REALMENTE SE COSTUMA PENSAR. ENTRE OS ESPÍRITAS ESTE LIVRO É QUASE DESCONHECIDO. E MESMO OS QUE JÁ O LEMOS NÃO VALORIZAMOS SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO. NAS SUAS PÁGINAS ALLAN KARDEC NOS DÁ O BALANÇO DA EVOLUÇÃO MORAL E ESPIRITUAL DA HUMANIDADE, ATÉ OS NOSSOS DIAS. MAS AO MESMO TEMPO MOSTRA A BÚSSOLA PARA A EVOLUÇÃO FUTURA. AS PENAS E RECOMPENSAS DA VIDA ESPIRITUAL SAEM DO PLANO OBSCURO DAS SUPERSTIÇÕES, DO MISTICISMO E DOS DOGMAS PARA A LUZ VIVA DA ANÁLISE RACIONAL E DA LÓGICA, COM PROVAS INCONTESTÁVEIS.

NOSSO DEVER É ESTUDAR E DIVULGAR “O CÉU E O INFERNO – A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO”.

ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, organizada por John Drane


Caros amigos.

Gostaria de recomendar a excelente Enciclopédia da Bíblia, organizada por John Drane, que poderá ser encontrada nas grandes livrarias, como as Livraria Saraiva e da Travessa, por exemplo.

No entanto, vocês poderão Consultar e ler a Enciclopédia da Bíblia aqui mesmo no blog!

A imagem abaixo não é apenas uma figura, mas sim uma janela para acessar essaa Enciclopédia, que está hospedada no "Google Livros".

Bastar clicar na barra de rolagem ("setinhas") da figura abaixo, e as páginas do livro se abrirão para leitura.

Caso a janela apareça "em branco", clique em "conteúdo", no topo dessa figura, e a enciclopédia será carregada no blog novamente.





Bons estudos, fraternal abraço, Fabiano


***

Dúvidas, críticas e sugestões?

Dúvidas, críticas e sugestões?
Mande um e-mail para mim, clicando no link abaixo

Seguidores do Site (clique em "seguir" para ser informado sobre novas postagens no blog)

Visualizações do blog desde julho/2010