BÍBLIA. Português. Bíblia
de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002. 3 a.
Impressão: 2004. O Evangelho Segundo Lucas 4:14-30 p. 1794-5
JEUS
EM NAZARÉ
PASSAGENS PARALELAS ENCONTRADAS EM MARCOS 6, 1-6 E MATEUS
13, 58-8.
16 Ele foi a Nazara, onde
fora criado, e, segundo seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e
levantou-se para fazer a leitura.
Nazara também era uma forma de
designar a cidade de Nazaré
As
sinagogas tiveram importância capital para a fé judaica na antiguidade. Em
virtude das destruições e saques que ocorreram no primeiro Templo de Jerusalém,
as sinagogas ocuparam seu papel, funcionando como mini templos, sendo um local
para adoração a Yahweh e estudos judaicos. Após a reconstrução do Templo, espalhadas
por todo o mundo, permitiam a integração do povo hebreu disperso em torno de
suas crenças.
O sábado era o dia determinado para o culto público. Jesus
utilizou como estratégia para o Seu ministério itinerante a pregação dentro das
sinagogas, que possuíam grande capilaridade não só na Judeia. Paulo de Tarso
reproduziu essa estratégia em suas viagens, pregando nas sinagogas e casas
judaicas de oração espalhadas pelo mundo mediterrâneo.
A planta da
sinagoga procurava reproduzir, em menores dimensões, o Templo de Jerusalém,
geralmente colunas duplas formando um interior principal, também havendo uma
área para as mulheres, uma área para os homens, um local para as abluções, uma
nave, uma arca portátil onde ficavam o Torá e os livros dos profetas (na direção
e sentido contrário a entrada principal). Próximo a Nave havia um bemah, ou
plataforma elevada, de onde as Escrituras eram lidas, e em sua proximidade
ficavam os assentos de honra da sinagoga.
Havia uma necessidade de
interprete, pois a língua do Torá era o hebraico, e precisava de tradução para
o aramaico vernacular. Os habilitados
para tal também podiam dirigir os cultos.
O culto era constituído de
cinco partes:
1.
Leitura do Shemá
2.
Recitação de
orações
3.
Leitura do
Pentateuco Mosaico (ciclo de três anos)
4.
Leitura dos livros
dos profetas
5.
Bênção
final
“entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para fazer a
leitura” sugere que a iniciativa partira de Jesus, não sendo, pois, um convite.
Pobre, oriundo de uma família humilde, órfão de pai desde jovem, a suposição
geral era que ele não teria cultura suficiente para ler em hebraico. Jesus
rompe com os preconceitos, e corajosamente se apresenta para a leitura. Jesus
era um homem muito proativo, o que deve ser motivo de exemplo para
todos.
“levantou-se para fazer a leitura”. O costume era fazer a
leitura de textos sagrados de pé, e o comentário sentado.
17 Foi-lhe
entregue o livro do profeta Isaías; desenrolou-o, encontrou o lugar onde está
escrito:
Tradição judaica:
Os cinco livros de Moisés eram lidos
no decorrer de três anos.
Pentateuco,
ou os Cinco Livros de Moisés, escritos em hebreu arcaico, são os primeiros da Bíblia:
Gênesis,
que narra a criação do Universo e do gênero humano até a formação do povo de
Israel (hebreus) e sua estada no Egito;
Êxodo, que narra a saída dos israelitas do Egito,
conduzidos por Moisés;
Levítico,
ou Livro das Prescrições Religiosas;
Números,
que conta a história dos hebreus a partir da estada junto ao Monte Sinai
até a chegada à Terra Santa (Palestina);
Deuteronômio, ou segunda lei, promulgada no fim da
jornada no deserto.
O quarto momento do culto era destinado ao
HAFTARAH(aftarai), ou conclusão, leitura e interpretação dos livros dos
profetas relacionados aos textos do Torá.
Havia um assistente com diversas atribuições (shammash):
apresentar as escritura as que deveriam ser lidas e guarda-las na arca, punir
os ofensores da lei e auxiliar as crianças na leitura. Ele entrega o rolo dos
textos de Isaías. Isaías foi o profeta que viveu por volta de 740 Ac, e que trouxera as
ricas anunciações sobre o advento do Messias Hebreu.
Alguns
pesquisadores afirmam: Não obstante o shammash, ou assistente, escolhesse o
trecho para leitura, visto que o estudo dos livros proféticos também era
sequencial, essa passagem do evangelho sugere que Jesus procurou um texto
específico: “encontrou o lugar onde está escrito”. Mais uma postura de grande
coragem por parte de Jesus.