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# O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP I – NÃO VIM DESTRUIR A LEI – MOISÉS
2. “Há duas partes distintas na
lei mosaica: a lei de Deus, promulgada sobre o Monte Sinai, e a lei civil ou
disciplinar estabelecida por Moisés. Uma é invariável; a outra, apropriada aos
costumes e ao caráter do povo, modifica-se com o passar do tempo. A Lei de Deus
está formulada nos dez mandamentos” [...]
[...] Essa lei é de todos
os tempos e de todos os países e, por isso mesmo, tem um caráter divino. Todas
as outras são leis estabelecidas por Moisés, obrigado a conter, pelo temor, um
povo naturalmente turbulento e indisciplinado, no qual tinha que combater os
abusos e os preconceitos enraizados, adquiridos durante a escravidão no Egito.
Para dar autoridade às suas leis ele teve que lhes atribuir uma origem divina,
assim como o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos.
A
autoridade do homem devia apoiar-se sobre a autoridade de Deus, mas somente a
idéia de um Deus terrível podia impressionar criaturas ignorantes, nas quais o
senso moral e o sentimento de uma justiça imparcial estavam ainda pouco
desenvolvidos.
É evidente que aquele que havia incluído em seus
mandamentos: “não matareis; não fareis mal ao vosso próximo”, não poderia se
contradizer fazendo do extermínio um dever. Portanto, as leis mosaicas,
propriamente ditas, tinham um caráter essencialmente transitório.
# O
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP I – NÃO VIM DESTRUIR A LEI
O
Cristo
3. “Jesus não veio destruir a lei, isto é, a lei de Deus;
veio cumpri-la, isto é, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptá-la
ao grau de adiantamento dos homens.
Por isso é que se nos depara, nessa lei, o principio dos deveres para com Deus e para com o próximo, base da sua doutrina. Quanto às leis de Moisés, propriamente ditas, ele, ao contrário, as modificou profundamente, quer na substancia, quer na forma. Combatendo constantemente o abuso das práticas exteriores e as falsas interpretações, por mais radical reforma não podia fazê-las passar, do que as reduzindo a esta única prescrição: "Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo", e acrescentando: aí estão a lei toda e os profetas.”
Por isso é que se nos depara, nessa lei, o principio dos deveres para com Deus e para com o próximo, base da sua doutrina. Quanto às leis de Moisés, propriamente ditas, ele, ao contrário, as modificou profundamente, quer na substancia, quer na forma. Combatendo constantemente o abuso das práticas exteriores e as falsas interpretações, por mais radical reforma não podia fazê-las passar, do que as reduzindo a esta única prescrição: "Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo", e acrescentando: aí estão a lei toda e os profetas.”
# O
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP I – NÃO VIM DESTRUIR A LEI
Instruções
do Espíritos - A NOVA ERA
Item
9
[...] “A moral que Moisés ensinou era apropriada ao estado de
adiantamento em que se encontravam os povos que ela se propunha regenerar, e
esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento da alma, não teriam
compreendido que se pudesse adorar a Deus de outro modo que não por meio de
holocaustos, nem que se devesse perdoar a um inimigo. Notável do ponto de vista
da matéria e mesmo do das artes e das ciências, a inteligência deles muito
atrasada se achava em moralidade e não se houvera convertido sob o império de
uma religião inteiramente espiritual. Era-lhes necessária uma representação
semimaterial, qual a que apresentava então a religião hebraica.” [...]
# LEVÍTICO,
cap. 26:2 - Guardareis os meus sábados, e
reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor.
# NUMEROS
15. Violação do
sábado — 32Enquanto os filhos de Israel estavam no deserto, um homem
foi surpreendido apanhando lenha no dia de sábado. 33Aqueles que o
surpreenderam recolhendo lenha trouxeram-no a Moisés, a Aarão e a toda a
comunidade. 34Puseram-no sob guarda, pois não estava ainda determinado o que se
devia fazer com ele. 35Iahweh disse a Moisés: "Tal homem deve ser morto.
Toda a comunidade o apedrejará fora do acampa mento." 36Toda a comunidade
o levou para fora do acampamento e o apedrejou até que morreu, como Iahweh
ordenara a Moisés.
# Posição de Jesus em Mateus,
12: 8 - 12
"Porque o Filho do homem até do sábado é o
Senhor.“
# DEUTERONÔMIO
21. O filho
indócil — 18Se alguém tiver um filho rebelde e indócil, que não
obedece ao pai e à mãe e não os ouve mesmo quando o corrigem, 19o pai e a mãe o
pegarão e levarão aos anciãos da cidade, à porta do lugar, 20e dirão aos
anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e indócil, não nos obedece, é
devasso e beberrão." 21E todos os homens da cidade o apedrejarão até que
morra. Deste modo extirparás o mal do teu meio, e todo Israel ouvirá e ficará
com medo.
# Posição de Jesus em LUCAS
15
O filho perdido e o filho fiel: o "filho
pródigo — 11Disse ainda: "Um homem tinha
dois filhos. 12O mais jovem disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me
cabe'. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, ajuntando
todos os seus haveres, o filho mais jovem partiu para uma região longínqua e
ali dissipou sua herança numa vida devassa. 14E gastou tudo. Sobreveio àquela
região uma grande fome e ele começou a passar privações. 15Foi, então,
empregar-se com um dos homens daquela região, que o mandou para seus campos
cuidar dos porcos. 16Ele queria matar a fome com as bolotas que os porcos
comiam, mas ninguém lhas dava. 17E caindo em si, disse: 'Quantos empregados de
meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome! 18Vou-me embora,
procurar o meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti; 19já não
sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados'. 20Partiu,
então, e foi ao encontro de seu pai. Ele estava ainda ao longe, quando seu pai
viu-o, encheu-se de compaixão, correu e lançou-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de
beijos. 21O filho, então, disse-lhe: 'Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já
não sou digno de ser chamado teu filho'.22Mas o pai disse aos seus servos: 'Ide
depressa, trazei a melhor túnica e revesti-o com ela, ponde-lhe um anel no dedo
e sandálias nos pés. 23Trazei o novilho cevado e matai-o; comamos e festejemos,
24pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi
reencontrado!' E começaram a festejar. 25Seu filho mais velho estava no campo.
Quando voltava, já perto de casa ouviu músicas e danças. 26Chamando um servo,
perguntou-lhe o que estava acontecendo. 27Este lhe disse: 'É teu irmão que
voltou e teu pai matou o novilho cevado, porque o recuperou com saúde'. 28Então
ele ficou com muita raiva e não queria entrar. Seu pai saiu para suplicar-lhe. 29Ele,
porém, respondeu a seu pai: 'Há tantos anos que eu te sirvo, e jamais
transgredi um só dos teus mandamentos, e nunca me deste um cabrito para
festejar com meus amigos. 30Contudo, veio esse teu filho, que devorou teus bens
com prostitutas, e para ele matas o novilho cevado!' 31Mas o pai lhe disse:
'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso que
festejássemos e nos alegrássemos, pois esse teu irmão estava morto e tornou a
viver; ele estava perdido e foi reencontrado!'"