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BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus,
2002. 3 a. Impressão: 2004. O Evangelho Segundo Lucas 4:14-30 p. 1794-5
JESUS EM NAZARÉ
PASSAGENS PARALELAS ENCONTRADAS EM MARCOS 6, 1-6 E MATEUS 13, 58-8.
I. RESUMO DOS PROGRAMAS ANTERIORES
# A fama de Jesus já havia se espalhado pelas regiões circunvizinhas. Poder-se-ia deduzir, pois, que havia uma expectativa quanto a presença de Jesus na sinagoga de Sua cidade.
# As pessoas também estavam atentas pela expectativa que Jesus causara.
# O que Jesus NÃO leu é tão importante quanto o que Jesus lera.
JESUS EM NAZARÉ
PASSAGENS PARALELAS ENCONTRADAS EM MARCOS 6, 1-6 E MATEUS 13, 58-8.
I. RESUMO DOS PROGRAMAS ANTERIORES
# A fama de Jesus já havia se espalhado pelas regiões circunvizinhas. Poder-se-ia deduzir, pois, que havia uma expectativa quanto a presença de Jesus na sinagoga de Sua cidade.
# As pessoas também estavam atentas pela expectativa que Jesus causara.
# O que Jesus NÃO leu é tão importante quanto o que Jesus lera.
# Jesus escolheu o capítulo 61 do
livro de Isaías, porém, interrompe a leitura no versículo. Vejamos:
ISAÍAS 61 Vocação de um profeta: Bíblia de Jerusalém pág. 1352
ISAÍAS 61 Vocação de um profeta: Bíblia de Jerusalém pág. 1352
1O espírito do Senhor Iahweh está
sobre mim, porque Iahweh me ungiu; enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres,
a curar os quebrantados de coração e proclamar a liberdade aos cativos, a
libertação aos que estão presos, 2a
proclamar um ano aceitável a Iahweh (Jesus interrompeu aqui sua leitura)
O que Ele não quis ler:
2a proclamar um ano aceitável a [ Iahweh e um dia de vingança do nosso Deus,] a fim de consolar todos os enlutados 3(a fim de pôr aos enlutados de Sião...), a fim de dar-lhes um diadema em lugar de cinza e óleo de alegria em lugar de luto, uma veste festiva em lugar de um espírito abatido. Chamar-lhes-ão terebintos de justiça, plantação de Iahweh para a sua glória. 4Eles reedificarão as ruínas antigas, recuperarão as regiões despovoadas de outrora; repararão as cidades devastadas, as regiões que ficaram despovoadas por muitas gerações. [5Estrangeiros estarão aí para apascentar os vossos rebanhos; alienígenas serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.] 6Quanto a vós, sereis chamados sacerdotes de Iahweh; sereis chamados ministros do nosso Deus; alimentar-vos-eis das riquezas das nações; haveis de suceder-lhes na sua glória. 7Em lugar da vergonha que tendes sofrido, tereis porção dobrada; em lugar de humilhação, tereis gritos de júbilo como vossa porção. Eis por que terão porção dobrada em sua terra e gozarão de uma alegria eterna. 8Com efeito, eu, Iahweh, que amo o direito e detesto o roubo e a injustiça, lhes darei fielmente a sua recompensa estabelecerei com eles uma aliança eterna. 9A sua posteridade será conhecida entre as nações, sua descendência no meio dos povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que eles são a raça que Iahweh abençoou,
# Jesus fizera uma ruptura do conceito a Respeito de Deus, e do próximo. O povo hebreu cria que o Messias, e a Graça de Deus, seriam exclusivos para o povo de Deus. Jesus apresenta nova interpretação para as Escrituras, apresentando a Misericórdia Divina, encarnada na Sua pessoa, acessível a todas as nações e povos.
Isso confrontava a própria Lei Mosaica:
LEVÍTICO 19:18. BÍBLIA DE JERUSALÉM, PÁG. 188
O que Ele não quis ler:
2a proclamar um ano aceitável a [ Iahweh e um dia de vingança do nosso Deus,] a fim de consolar todos os enlutados 3(a fim de pôr aos enlutados de Sião...), a fim de dar-lhes um diadema em lugar de cinza e óleo de alegria em lugar de luto, uma veste festiva em lugar de um espírito abatido. Chamar-lhes-ão terebintos de justiça, plantação de Iahweh para a sua glória. 4Eles reedificarão as ruínas antigas, recuperarão as regiões despovoadas de outrora; repararão as cidades devastadas, as regiões que ficaram despovoadas por muitas gerações. [5Estrangeiros estarão aí para apascentar os vossos rebanhos; alienígenas serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.] 6Quanto a vós, sereis chamados sacerdotes de Iahweh; sereis chamados ministros do nosso Deus; alimentar-vos-eis das riquezas das nações; haveis de suceder-lhes na sua glória. 7Em lugar da vergonha que tendes sofrido, tereis porção dobrada; em lugar de humilhação, tereis gritos de júbilo como vossa porção. Eis por que terão porção dobrada em sua terra e gozarão de uma alegria eterna. 8Com efeito, eu, Iahweh, que amo o direito e detesto o roubo e a injustiça, lhes darei fielmente a sua recompensa estabelecerei com eles uma aliança eterna. 9A sua posteridade será conhecida entre as nações, sua descendência no meio dos povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que eles são a raça que Iahweh abençoou,
# Jesus fizera uma ruptura do conceito a Respeito de Deus, e do próximo. O povo hebreu cria que o Messias, e a Graça de Deus, seriam exclusivos para o povo de Deus. Jesus apresenta nova interpretação para as Escrituras, apresentando a Misericórdia Divina, encarnada na Sua pessoa, acessível a todas as nações e povos.
Isso confrontava a própria Lei Mosaica:
LEVÍTICO 19:18. BÍBLIA DE JERUSALÉM, PÁG. 188
"Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu
povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor."
LEVÍTICO, CAP. 26: BÍBLIA DE JERUSALÉM, PÁG.198
7 - Perseguireis os vossos inimigos, e eles cairão à espada diante de vós. 8 - Cinco de vós perseguirão cem, e cem dos vossos perseguirão dez mil, e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós.
#Interpretação de Allan Kardec para as divergências entre Jesus e Moisés
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP I – NÃO VIM DESTRUIR A LEI – MOISÉS
LEVÍTICO, CAP. 26: BÍBLIA DE JERUSALÉM, PÁG.198
7 - Perseguireis os vossos inimigos, e eles cairão à espada diante de vós. 8 - Cinco de vós perseguirão cem, e cem dos vossos perseguirão dez mil, e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós.
#Interpretação de Allan Kardec para as divergências entre Jesus e Moisés
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP I – NÃO VIM DESTRUIR A LEI – MOISÉS
2. “Há duas partes distintas na lei
mosaica: a lei de Deus, promulgada sobre o Monte Sinai, e a lei civil ou
disciplinar estabelecida por Moisés. Uma é invariável; a outra, apropriada aos costumes e ao
caráter do povo, modifica-se com o passar do tempo. A Lei de Deus está
formulada nos dez mandamentos” [...] Allan Kardec.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP I – NÃO VIM DESTRUIR A LEI - Instruções dos Espíritos - A NOVA ERA - Item 9
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP I – NÃO VIM DESTRUIR A LEI - Instruções dos Espíritos - A NOVA ERA - Item 9
[...] “A moral que Moisés ensinou era
apropriada ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos que ela se
propunha regenerar, e esses povos, semisselvagens quanto ao aperfeiçoamento da
alma, não teriam compreendido que se pudesse adorar a Deus de outro modo que
não por meio de holocaustos, nem que se devesse perdoar a um inimigo. Notável
do ponto de vista da matéria e mesmo do das artes e das ciências, a
inteligência deles muito atrasada se achava em moralidade e não se houvera
convertido sob o império de uma religião inteiramente espiritual. Era-lhes
necessária uma representação semimaterial, qual a que apresentava então a
religião hebraica.” [...] Allan Kardec
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP I – NÃO VIM DESTRUIR A LEI - O Cristo
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP I – NÃO VIM DESTRUIR A LEI - O Cristo
3. “Jesus não veio destruir a lei, isto é, a lei de Deus; veio
cumpri-la, isto é, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptá-la ao
grau de adiantamento dos homens.
Por isso é que se nos depara, nessa lei, o principio dos deveres
para com Deus e para com o próximo, base da sua doutrina. Quanto às leis de Moisés, propriamente ditas,
ele, ao contrário, as modificou profundamente, quer na substancia, quer na
forma. Combatendo constantemente o abuso das práticas exteriores e as
falsas interpretações, por mais radical reforma não podia fazê-las passar, do
que as reduzindo a esta única prescrição: "Amar a Deus acima de todas as
coisas e o próximo como a si mesmo", e acrescentando: aí estão a lei toda e os profetas.” Allan Kardec
A Gênese, Capítulo I, CELD p.30-31
A Gênese, Capítulo I, CELD p.30-31
23. A parte mais importante da revelação do Cristo, no sentido
de que ela é a fonte primária, a pedra angular de toda a sua doutrina, é o
ponto de vista totalmente novo sob o qual ele ensina a encarar a Divindade.
Esta não é mais o Deus terrível, ciumento e vingativo de Moisés, o Deus cruel e
implacável, que rega a terra com sangue humano, que ordena o massacre e o
extermínio dos povos, sem excetuar as mulheres, as crianças e os velhos, e que
castiga aqueles que poupam as vítimas.
Não é mais o Deus injusto, que pune todo um povo pela falta do
seu chefe, que se vinga do culpado na figura do inocente, que fere os fi lhos
pelas faltas dos pais, mas um Deus clemente, soberanamente justo e bom, cheio
de mansidão e misericórdia, que perdoa o pecador arrependido e dá a cada um segundo
as suas obras. Não é mais o Deus de um único povo
privilegiado, o Deus
dos exércitos, presidindo os combates para
sustentar a sua própria causa contra o Deus dos outros povos, mas o Pai comum
do gênero humano, que estende a sua proteção sobre todos os seus filhos,
chamando todos a si. Não é mais o Deus que recompensa e pune apenas pelos bens
da Terra, que faz consistir a glória e a felicidade na escravidão dos povos
rivais e na multiplicidade da progenitura, mas o Deus que diz aos homens:
“Vossa verdadeira pátria não é neste mundo, ela está no reino celestial, é lá
que os humildes de coração serão elevados e que os orgulhosos serão
humilhados.” Este não é mais o Deus que faz da vingança uma virtude e ordena
que se retribua olho por olho, dente por dente, mas o Deus de misericórdia, que
diz: “Perdoai as ofensas se quereis ser perdoados, fazei o bem em troca do mal,
não façais aos outros o que não quereis que vos façam.” Este não é mais o Deus
mesquinho e meticuloso que impõe, sob as mais rigorosas penas, a forma pela
qual quer ser adorado, que se ofende pela inobservância de um ritual, mas o
Deus grandioso que vê o pensamento e não se honra com a forma. Enfim, este não
é mais Deus que quer ser temido, mas o Deus que quer ser amado. Allan Kardec.
II - Sobre o Profeta Elias CLIQUE AQUI
III - Sobre o Profeta Eliseu CLIQUE AQUI
IV – LUCAS 4: 27 Havia igualmente muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu; todavia, nenhum deles foi purificado, a não ser o sírio Naamã".
Episódio narrado no AT, em 2REIS, 5:1-14 - Bíblia de Jerusalém, pág. 512.
Eliseu foi o profeta seguidor e continuador de Elias.
O profeta Eliseu curou Naamã, um general do Rei de Aram, Síria, da lepra, embora houvesse muitos leprosos em Israel na sua época.
IV- LUCAS 4: 28 Diante dessas palavras, todos na sinagoga se enfureceram.
Estudaremos o versículo 28 no próximo programa.
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IV – LUCAS 4: 27 Havia igualmente muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu; todavia, nenhum deles foi purificado, a não ser o sírio Naamã".
Episódio narrado no AT, em 2REIS, 5:1-14 - Bíblia de Jerusalém, pág. 512.
Eliseu foi o profeta seguidor e continuador de Elias.
O profeta Eliseu curou Naamã, um general do Rei de Aram, Síria, da lepra, embora houvesse muitos leprosos em Israel na sua época.
IV- LUCAS 4: 28 Diante dessas palavras, todos na sinagoga se enfureceram.
Estudaremos o versículo 28 no próximo programa.