MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILEIA
JESUS INAUGURA SEU MINISTÉRIO
Lc 4:15 - Jesus voltou então para a Galileia, com a força do Espírito, e Sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha.
Temática: O Pentecoste (estudo final)
OUÇA NOVAMENTE O ÁUDIO DO PROGRAMA.
CLIQUE NO "PLAY" DA FIGURA ABAIXO
E PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO NO SEU COMPUTADOR, CLIQUE A Q U I
ð Entendimentos para O ESPÍRITO SANTO – contexto Novo Testamento
I) MEDIUNIDADE
I.1) ATOS DOS APÓSTOLO – CAP. 2:37-38
I.2)ATOS DOS APÓSTOLOS – CAP. 10:44-46
I.3) ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 2:21 – O PENTECOSTE
I.3.1) Elucidações de Allan Kardec sobre O Pentecoste e o Espírito Santo
Pergunta: Poder-se-ia dizer que “O Consolador” teria vindo aos discípulos de Jesus no dia da Pentecoste?
Resposta de Allan Kardec:
A GÊNESE – Capítulo XVII – item 42
“42. Se disserem que essa promessa foi realizada no dia de Pentecostes, com a descida do Espírito Santo, poder-se-á responder que o Espírito Santo os inspirou, que pôde abrir as suas inteligências, desenvolver neles as aptidões mediúnicas que deviam lhes facilitar a missão, porém que não lhes ensinou nada além do que Jesus já ensinara, porquanto não se encontra nenhum vestígio de um ensinamento especial. Assim, o Espírito Santo não realizou o que Jesus anunciara em relação ao Consolador, caso contrário os apóstolos teriam elucidado, durante suas vidas, tudo o que permaneceu obscuro até hoje no Evangelho, e cuja interpretação contraditória deu origem às inúmeras seitas que dividiram o Cristianismo desde o primeiro século.”
KARDEC, Allan. A Gênese. Os Milagres e As Predições Segundo o Espiritismo. Tradução de Albertina Escudeiro Sêco. 2. Ed., Rio de Janeiro, CELD Ed: 2008. Cap. XVII, item 42.
(João cap. 15:26; “Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse.”)
I.3.2) Elucidações de Allan Kardec sobre O Pentecoste e o Espírito Santo
A GÊNESE- CAPÍTULO I - Fundamentos da Revelação Espírita
45. A primeira revelação estava personificada em Moisés, a segunda no Cristo, a terceira não o está em indivíduo algum. As duas primeiras são individuais, a terceira é coletiva, eis aí uma característica essencial de uma grande importância. É coletiva no sentido de não ter sido feita para privilégio de pessoa alguma; assim sendo, ninguém pode dizer-se seu profeta exclusivo. Ela foi feita simultaneamente por toda a Terra, para milhões de pessoas, de todas as idades, de todas as épocas e de todas as condições, desde a mais baixa até a mais alta da escala, de acordo com esta predição registrada pelo autor dos Atos dos Apóstolos:* “Nos últimos tempos, disse o Senhor, derramarei do meu espírito sobre toda a carne; vossos filhos e filhas profetizarão, os jovens terão visões, e os velhos terão sonhos.”
Ela não se originou de nenhum culto especial, a fim de servir, um dia, de ponto de encontro para todos.
KARDEC, Allan. A Gênese. Os Milagres e As Predições Segundo o Espiritismo. Tradução de Albertina Escudeiro Sêco. 2. Ed., Rio de Janeiro, CELD Ed: 2008. Cap. I, item 45, p.38.
I.3.3) Elucidações de Allan Kardec sobre O Pentecoste e o Espírito Santo
A Gênese - Capítulo XVII - Predições do Evangelho - Vossos filhos e vossas filhas profetizarão
61. Assim, como vimos (cap. I, item 32), coincidente com outras circunstâncias, o advento do Espiritismo realiza uma as mais importantes predições de Jesus, pela influência que deve forçosamente exercer sobre as ideias. Além disso, ele é claramente anunciado no que foi narrado nos Atos dos Apóstolos: “Nos últimos tempos, diz o Senhor, derramarei do meu espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão.”
É o anúncio inequívoco da vulgarização da mediunidade, que presentemente se revela em indivíduos de todas as idades, de ambos os sexos e de todas as condições, e em consequência da manifestação universal dos espíritos, uma vez que sem os espíritos não haveria médiuns. Conforme está dito, isso acontecerá nos últimos tempos; ora, visto que não chegamos ao fim do mundo, mas, ao contrário, à sua regeneração, devemos entender essas palavras como os últimos tempos do mundo moral que chega ao fim.
KARDEC, Allan. A Gênese. Os Milagres e As Predições Segundo o Espiritismo. Tradução de Albertina Escudeiro Sêco. 2. Ed., Rio de Janeiro, CELD Ed: 2008. Cap. XVII, item 61.
I.3.4) Elucidações de Allan Kardec sobre O Pentecoste e o Espírito Santo
O Evangelho Segundo o espiritismo - Capítulo XXVIII - Coletânea de Preces Espíritas.
Prefácio
O Senhor quis que a luz se fizesse para todos os homens, e que a voz dos espíritos penetrasse em toda parte, para que cada um desses homens pudesse adquirir a prova da imortalidade. É com esse objetivo que os espíritos se manifestam atualmente sobre todos os pontos da Terra, e a mediunidade — que desponta entre pessoas de todas as idades e de todas as condições, entre homens e mulheres, entre crianças e velhos — é uma prova da realização dos tempos preditos por Jesus.
KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Albertina Escudeiro Sêco. 1. Ed., Rio de Janeiro, CELD Ed: 2008. Cap. XXVIII, item 9, p. 266.