Editor do site

TRANSLATE THIS HOMEPAGE TO YOUR LANGUAGE

O Consolador (Paráclito) e O Espírito de Verdade

MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILEIA

JESUS INAUGURA SEU MINISTÉRIO

Lc 4:15 - Jesus voltou então para a Galileia, com a força do Espírito, e Sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha.

Temática: O Espírito Santo, Consolador e Espírito de Verdade

OUÇA NOVAMENTE O ÁUDIO DO PROGRAMA.

CLIQUE NO "PLAY" DA FIGURA ABAIXO


E PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO NO SEU COMPUTADOR, CLIQUE A Q U I
 


ð            Entendimentos para O Espírito Santo

IV)            Novo Testamento: Os Bons Espíritos

Conceito predominante em Atos dos Apóstolos, onde a expressão é empregada para um “ser pessoal” que orienta, nomeia, elege, delega dons e conforta.

Nas dissertações Paulinas também encontraremos menções para as Obras do Espírito no que diz respeito a concessão de poder, regeneração e moralização, acesso e condução ao Cristo, fé e crescimento espiritual, distribuidor de dons espirituais, pacificação, e intercessão providencial. DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da bíblia. 3. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 452-456.

ð            Entendimentos para O Espírito Santo

v)Novo Testamento: O Consolador e O Espírito de Verdade

V.1) “Se me amais, guardai os meus mandamentos, e eu pedirei a meu Pai, e ele vos enviará um outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: O Espírito de Verdade que este mundo não pode receber, porque não o vê; mas vós, porém, o reconhecereis, porque permanecerá convosco, e porque estará em vós. Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (João, XIV: 15 a 17 e 26; O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI.)

V.2) A GÊNESE – Capítulo XVII –PREDIÇÕES DO EVANGELHO

Anunciação do Consolador

37. [...] “Jesus anunciou, sob o nome de Consolador e de Espírito de Verdade, aquele que deve ensinar todas as coisas e fazer lembrar o que ele disse, pois seu ensino não estava completo; além disso, ele prevê que o que disse seria esquecido, seria Predições do Evangelho desvirtuado, uma vez que o Espírito de Verdade devia relembrar tudo e, juntamente com Elias, restabelecer todas as coisas, isto é, segundo o verdadeiro pensamento de Jesus.”

V.3) A GÊNESE – Capítulo XVII –PREDIÇÕES DO EVANGELHO

Anunciação do Consolador

39. Qual deve ser esse enviado? Dizendo: “Pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador”, Jesus indica claramente que esse Consolador não é ele mesmo, do contrário, teria dito: “Voltarei para completar o que vos tenho ensinado.” Depois acrescentou: “A fim de que fim que eternamente convosco, e ele estará em vós.” Esta proposição não poderia se referir a uma individualidade encarnada, que não pode ficar eternamente conosco, nem, ainda menos, estar em nós, mas pode muito bem referir-se a uma doutrina que, efetivamente, quando é assimilada, pode estar eternamente em nós. O Consolador é, assim, no pensamento de Jesus, a personificação de uma doutrina soberanamente consoladora, cujo inspirador deve ser o Espírito de Verdade.

V.4) A GÊNESE – Capítulo XVII –PREDIÇÕES DO EVANGELHO

Anunciação do Consolador

40. Como ficou demonstrado (cap. I, item 30), o Espiritismo apresenta todas as condições do Consolador prometido por Jesus. Não é uma doutrina individual, uma concepção humana; ninguém pode dizer que é o seu criador. É o produto do ensino coletivo dos espíritos, ensino que é presidido pelo Espírito de Verdade.

V.5) REVISTA ESPÍRITA Jul 1866

[...] “A qualificação de Espírito de verdade não pertence senão a um só, e pode ser considerada como nome próprio; está especificada no Evangelho. Aliás, esse Espírito se comunica raramente e apenas em circunstâncias especiais. Devemos pôr-nos em guarda contra os que se adornam indevidamente com esse título: são fáceis de reconhecer, pela prolixidade e pela vulgaridade de sua linguagem.”

Allan Kardec, Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos, JULHO DE 1866. Pág.298-9

ð            Quem é o Espírito de Verdade?

Esse assunto será discutido no próximo programa.

ENCICLOPÉDIA DA BÍBLIA, organizada por John Drane


Caros amigos.

Gostaria de recomendar a excelente Enciclopédia da Bíblia, organizada por John Drane, que poderá ser encontrada nas grandes livrarias, como as Livraria Saraiva e da Travessa, por exemplo.

No entanto, vocês poderão Consultar e ler a Enciclopédia da Bíblia aqui mesmo no blog!

A imagem abaixo não é apenas uma figura, mas sim uma janela para acessar essaa Enciclopédia, que está hospedada no "Google Livros".

Bastar clicar na barra de rolagem ("setinhas") da figura abaixo, e as páginas do livro se abrirão para leitura.

Caso a janela apareça "em branco", clique em "conteúdo", no topo dessa figura, e a enciclopédia será carregada no blog novamente.





Bons estudos, fraternal abraço, Fabiano


***

Dúvidas, críticas e sugestões?

Dúvidas, críticas e sugestões?
Mande um e-mail para mim, clicando no link abaixo

Seguidores do Site (clique em "seguir" para ser informado sobre novas postagens no blog)

Visualizações do blog desde julho/2010